Exposição “Dias de Abril” patente a partir de quinta-feira na Câmara Municipal de Torres Vedras

Será inaugurada, na próxima quinta-feira, às 18h, a exposição “Dias de Abril”, que estará patente ao público no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Com curadoria de Álvaro Costa de Matos, esta exposição, que decorrerá até 20 de junho, pretende “evocar o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974, quando a ditadura do Estado Novo foi derrubada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), até 25 de Abril de 1976, data da realização das primeiras eleições legislativas para a Assembleia da República”. A exposição, num registo didático, revisita os principais acontecimentos políticos e militares que marcaram este período, bem como os seus impactos na, então, vila de Torres Vedras.
A autarquia torrense refere que apesar da turbulência típica dos processos revolucionários, dos seus avanços e recuos, foi durante este período, sobretudo após o 25 de Novembro de 1975, que se conseguiu a tão almejada estabilização da democracia representativa em Portugal, que perdura até aos nossos dias.
“Serão resgatadas e analisadas as fontes locais, relacionadas com o período de 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1976, e a documentação nacional coeva, reconstituindo-se, assim, os ecos dos factos mais relevantes, num exercício historiográfico que envolve todo o tipo de fontes e géneros de imprensa”, refere em comunicado o Município de Torres Vedras.
Esta exposição integra os programas das Comemorações do 25 de Abril.