V Open Karate da Lourinhã junta 1000 pessoas na vila

Realizou-se no passado dia 16 de março o V Open Karate da Lourinhã, organizado pela Academia de Karate-Do Shotokan.

Nesta quinta edição, o evento contou com a presença de 1000 pessoas, entre atletas, familiares e apoiantes. O número de participantes fixou-se nos 400, que representa o número limite de inscrições na competição.

O Open Karate da Lourinhã tem por base duas disciplinas do Karate: o Kata e o Kumite, cada uma delas com exigências semelhantes no que diz respeito a uma Arte Marcial nascida no Japão.

O Kata define-se como uma sequência coordenada de movimentos pré-definidos que simulam um combate entre um elemento e um ou vários oponentes. Já o Kumite representa o combate em si. 

A gerir, regular e arbitrar a competição estiveram cerca de 35 elementos, entre oficiais de mesa, juízes e árbitros, nomeadamente o Sensei Joaquim Fernandes, que segundo um comunicado enviado à RCL, é o “árbitro de Karate nº1 a nível mundial”.

De acordo com a organização, “o Karate é uma Arte Marcial com cada vez mais praticantes e cada vez mais recomendado pela comunidade médica, porque além da componente física tem outras valências muito úteis no crescimento saudável das crianças e jovens e numa melhoria da qualidade de vida dos adultos”.